sábado, 26 de outubro de 2013

MELHORANDO O CULTO JOVEM/ADOLESCENTE


1º - Definindo o alvo – Focalize os jovens e adolescentes especificamente no planejamento das atividades. Muitos líderes reclamam que os cultos da mocidade estão vazios, mas, na realidade, quando divulgam o evento e convidam toda a igreja, acabam realizando um culto no sábado igual ao culto de domingo. É melhor ter poucos, mas ter um foco específico de evangelização. Jovem traz jovem, adolescente traz adolescente. Logo o crescimento acontecerá, se objetivarmos o nosso alvo.
2º - Mude a rotina – Não precisamos necessariamente ter aquela liturgia específica, como: oração inicial; leitura bíblica; 30 minutos de louvor; 40 minutos de pregação; oração final. Podemos mudar essa rotina: iniciamos com uma dinâmica de “quebra-gelo”; duas canções de louvor animadas; música-solo com as pessoas sentadas; duas canções de adoração; leitura e explicação da Bíblia; um clip reflexivo; oração; e, finalmente, uma canção alegre para encerrar. Além de mudarmos a liturgia, também podemos fazer programações diferentes: cultos temáticos, entrevistas, debates bíblicos, discussão de filmes, etc.
3º - Troque os bancos pelas cadeiras – Ao invés dos bancos comumente usados na igreja, podemos usar cadeiras; ao invés de fileiras, podemos organizar um círculo. Quando se trabalha com um pequeno grupo, é melhor fazer um círculo, pois temos um ambiente mais participativo. No domingo, geralmente não se permite fazer quaisquer perguntas, ou não são abertas possibilidades de alguns dos presentes tirarem suas dúvidas. No culto jovem, ao contrário, é possível abrir um espaço para que isso seja feito.
4º - Às vezes, saia do templo – Muitos dirigentes não saem do templo devido ao conforto e às facilidades eletrônicas, como os microfones e as caixas de som. Jovens e adolescentes gostam de mudança de ambiente. Podemos fazer o culto ao ar livre, na praça ou na rua. 
5º - Use dinâmicas – A psicologia pode nos ajudar em relação a dinâmicas de grupo. Podemos iniciar com um quebra-gelo e, assim, animarmos a “galera” desde o início. Também existem dinâmicas apropriadas para temas variados. Vale a pena investir tempo e estudar o assunto.
6º - Use recursos áudio visuais – É indiscutível a importância do data-show na atualidade. Podemos utilizá-lo para apresentar clips, fotos, filmes, letras de músicas, power-point das pregações com imagens ilustrativas,etc.

(Artigo publicado em "O Estandarte")

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conceitos de Marketing


O Termo “Marketing” pode receber inúmeras definições diferentes, de acordo com a percepção de um determinado autor; de acordo com Phillip Kotler (2006), o marketing é um “processo social por meio do qual as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.  Para Michael J.ETZEL (2001), “é um sistema total de atividades de negócios desenvolvidas para planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que satisfaçam os desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”. 

Pode ser considerado ainda como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (American Marketing Association – AMA, 2008).

Podemos então concluir que o Marketing é um processo que identifica as necessidades dos membros de um grupo e as transforma em produtos e/ou serviços que irão trazer satisfação e valor para o cliente ou consumidor, que por sua vez, responderá ás ofertas de acordo com sua renda e preferências.


Bibliografia:

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. (confirmar dados)
SERRANO, Daniel Portillo. Portal do Marketing. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O_que_e_marketing.htm>. Acesso em: 21 de Out. de 2013, ás 19 horas e 21min.

RAMOS, Rogério. Definições de Marketing. Disponível em:                                                    < http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-marketing/>. Acesso em:  21 de Out. de 2013, ás 19 horas e 23min. 

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...