terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Utilizando nossos talentos para a obra de Deus

"Não desprezes o dom que há em ti...1 Timóteo 4:14-a "


Deus concedeu um talento para cada um de nós; uns cantam, outros pregam, outros intercedem, e por aí vai. Cada talento dado por Deus para nós simplesmente tem o objetivo de glorificá-lo  e de contribuir para o crescimento da obra do Senhor! Porém, nos últimos dias, temos visto uma certa negligencia por parte das pessoas quando o assunto é usar o talento que foi dado por Deus. Trabalhando na casa do Senhor, tenho percebido que há muitos em nosso meio que simplismente enterram seus talentos; têm vergonha de cantar, de dar uma palavra, de fazer apresentações como dança e teatro... simplesmente se escondem, se acomodam nos bancos das igrejas e nada fazem para a obra do Senhor. É certo que cada um tem uma vocação diferente, e nem todos foram chamados para cantar ou pregar; há aqueles que deu chamou para simplesmente orar a favor dos outros de uma forma diferente: são os intercessores. Amém por isso! Porém, fico muito triste quando vejo pessoas, principalmente jovens que se escondem e não utilizam o dom concedido por seu Deus. 
Ontem na igreja, no culto de doutrina, o meu pastor falou sobre isto. Nós muitas vezes, reclamamos tanto de que nossas igrejas poderiam ser diferentes, mas nada fazemos, apenas murmuramos. Esse é um outro erro grave que cometemos. Ao invés de estar cooperando na casa do Senhor, murmuramos quando vemos os outros fazendo e acabamos estabelecendo relações falsas com os irmãos! Cuidado!


"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11-12"


"Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. Salmos 101:5-6"


Deus concedeu um talento para nós e é necessário que utilizemos esse dom para a obra do Senhor. Não podemos fazer como o servo negligente, que simplesmente enterrou o seu talento; Deus cobrará os nossos feitos. Imagine-se na frente de Deus naquele grande dia; ele irá lhe questionar sobre seus feitos aqui na terra; o que você fez com o dom que lhe foi entregue. O que você irá responder?


"Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. 
Mateus 25:14-29"



Um outro erro que costumamos ter é apenas querer realizar coisas grandes na igreja; como assim?
Muitas vezes, somos chamados para realizar coisas, digamos pequenas na igreja e recusamos, pois achamos que não tem muito valor; ou então esperamos que o anjo da igreja - o pastor- nos chame para fazer algo na igreja.
Primeiro: NÃO DESPREZE AS PEQUENAS OPORTUNIDADES! 
se você foi chamado para realizar algo na igreja, por mais simples que seja, faça e faça com alegria, pois é bom trabalhar para o Senhor. Vejo muitas vezes, jovens que negam essas oportunidades ou então as realizam de forma parcial ou até mesmo, de forma negligente, sem compromisso. Irmãos, quem não é fiel no pouco, não será fiel no muito. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida. Queremos ter espaço nas nossas igrejas para fazer coisas maiores, porém, negamos nas coisas mais simples... Quem confiará num servo assim?? Outra coisa: se é pra fazer algo de forma DESLEIXADA, não faça. A obra do Senhor é muito importante para ser feita de qualquer jeito. O que mais me indigna é ver pessoas que na vida secular têm toda uma preocupação com os detalhes, em apresentar o melhor e na casa de Deus, se esquecem deste principio e fazem de uma forma qualquer. A mulher do vaso de alabastro deu o seu melhor para Jesus; entregou o que tinha de mais valioso para Jesus. Se você vai fazer um trabalho na casa de Deus, faça com amor, com zelo, com cuidado, não para que os homens vejam, mas para o nosso Pai que está nos céus.


Segundo: Não espere que alguém te chame para fazer algo na igreja. Tenha iniciativa. Se você tem um projeto, se você percebeu que pode fazer mais, apresente estes desejos ao Senhor e depois aos seus líderes. Pode acontecer mesmo de alguém te chamar para trabalhar na casa de Deus, mas não espere isso acontecer. Por exemplo: a casa de Deus está suja e você quer limpar, sente o desejo de ter a casa de Deus limpa. porém, ao invés de fazer sua parte, espera ser oficializado como porteiro ou algo do tipo para fazer isto. outro exemplo: Você gosta de música e gostaria de ensinar para alguns jovens o que você sabe; porém, ao invés de fazer isto, você espera ser oficializado como regente. Meus irmãos, não façamos isto! Sejamos humildes e façamos o que é bom em tempo oportuno! A obra de Deus carece de pessoas que estejam dispostas a trabalhar para o reino!


"Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.  Mateus 9:37-38"



Portanto queridos, não neguem o dom que Deus lhes deus. Use sim, para a honra e glória de Deus. Se você tem projetos, apresente a Deus e aos seus líderes. Se você quer cantar, apresente a Deus seu desejo e ore por essa oportunidade! Agora, antes faça uma reflexão e veja porque você quer cantar. Se for para mostrar sua voz, então peça a Deus que tire isso de você!  A obra de Deus não precisa de cantores, mas sim de adoradores!
Que possamos estar dispostos a trabalhar em prol do reino de Deus!
Beijos e a Paz!


Mary Matos





Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...