quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resenha Filosófica


*feita por mim e por Danilo Santana

O Futuro da Filosofia
Em “O Futuro da Filosofia”, Moritz Schlick coloca em questão o futuro dos grandes sistemas filosóficos atuais; para o autor, estes sistemas não foram bem sucedidos, porque ao contrário do exemplo da ciência que sempre parte de pressupostos e está em desenvolvimento, as questões filosóficas são sempre as mesmas, desde a época de Platão. Não há, portanto, uma evolução na Filosofia, já que, uma mesma questão sempre é recomeçada no trabalho de um filósofo.
A História da Filosofia foi marcada por contradições entre os filósofos de distintas épocas e culturas, demonstrando uma falta de opinião universal. Essa falta de estrutura que não aceitava proposições para buscar a verdade não era reconhecida como ciência por não possuir um desenvolvimento gradativo e conceitos concretos. Isso se tornou um grande problema para a filosofia, que permaneceu estática em função do tempo e que teve como conseqüência o fato de não encontrar um sistema filosófico amplamente verdadeiro.
Outro problema identificado por Schlick foi a tentativa de estabelecer na Filosofia métodos próprios da ciência, o que foi considerado um equívoco pelo autor. A ciência utiliza-se de pressupostos para alcançar a verdade, enquanto que a Filosofia, por buscar o significado das coisas, apenas busca conhecer o significado, o sentido real de uma proposição. Para Schilick, a Filosofia é apenas uma atividade que fornece um suporte para todas as ciências específicas, mas que não pode ser considerada ciência por não existir nela proposições verdadeiras sobre os significados; as proposições são esclarecidas através de outras proposições, através de referencias, exemplos e procedimentos.
Schilick acredita que o principal problema das grandes questões filosóficas atuais seria a falta de respostas dessas mesmas questões, que pode ser causada por dois motivos: o primeiro é a falta de sentido lógico na estrutura de um problema, o que impossibilita encontrar uma resposta; o segundo motivo é que algumas questões reais através da analise lógica são solucionadas por métodos científicos.
A Filosofia utiliza o esclarecimento do pensamento do indivíduo como forma de contraste acerca de uma série de questões que estamos sujeitos a nos preocuparmos; embora esta possa ser utilizada em trabalhos científicos e desenvolvida individualmente, distinguindo o verdadeiro filosófico e o acadêmico.

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...